terça-feira, 2 de março de 2010

Fazendo um disco - Parte 3

Passarinho

Essa, que eu me lembro, ficou no impasse de se chamar ou Canarinho ou Periquito. Ou sei lá, qualquer Quero-Quero da vida... até mesmo Pica Pau. Resolvemos batizá-la de Passarinho, deixando a espécie por conta da imaginação de cada um. Na minha mente é um passarinho amarelo (seria um Periquito?).

Quando chegaram os maravilhosos recursos para captação de áudio - a placa de som, os microfones de bateria e um SM 57 - nos preparamos para a incrível jornada de gravar "Vejo Cores" - na época um disco ainda sem nome. Provisoriamente era chamado por mim de "Quando eu For Pro Mar".

O leitor pode perceber que tenho mania de fugir um pouco do assunto, mas sabe como é... Uma coisa leva a outra. Costumo escrever direto na caixa de texto do blog, de modo que tenho que respeitar minha hierarquia de pensamentos. Episódios dos Simpsons são assim - sempre começam numa perna e vão parar num olho.

Minha ideia de produtor musical era a de abrir "Quando eu For Pro Mar" com "Passarinho". Eu tinha em mente uma canção bem calma, iniciando o clima quase nublado, com ventos fracos porém gelados. Ainda bem que minha ideia foi por água abaixo, pois o disco abre com "Ninguém", seguido de "Alguém". Voltando da última masterização feita em São Paulo, Bier disse que fora uma feliz decisão colocar "Alguém" pra esporrar tudo logo de início.

Como a ideia era abrir o disco com "Passarinho", foi ela a escolhida de cobaia para nossa primeira experiência de captação fonográfica.

No primeiro dia de gravação nada aconteceu, pois o PC do André - usado para fazer as demos de "Encontro de Almas" e "Verniz" - não aguentou os oito canais da bateria ao mesmo tempo. Foi um rasgo no peito. Tínhamos tudo mas não tínhamos o PC ideal.

No dia seguinte corri para a Paula Bueno e deixei os vendedores de computador loucos. Me endividei e voltei para a casa do André com um Dual Core QUAD, 4 giga de Ram e 2 HD de 350 giga - seria suficiente? Meu amigo Fábio Boto disse que daria de sobra.

Ligamos tudo. Microfonamos a beteria com o Kit Samson no bumbo, tons e surdo. SM 57 na caixa e MXL como Over.

REC no SONAR e o PC foi que nem manteiga em pão quentinho.

Do mais, foi normal.

O disco foi gravado de 3 em 3 músicas. Fizemos a batera das 3 primeiras e assim por diante, baixo, teclados, guitarras e vozes. As firulas foram adicionadas posteriormente a todo esse processo.

Num determinado momento fiz uma besteira das mais imperdoáveis. Quis dar um bounce em "Passarinho" sem a placa de som plugada. Pra quem não sabe, bounce é quando você pega todas as trilhas gravadas de uma canção e a transforma em uma música. Ao fazer isso sem a placa, o Sonar fala algo assim, em gringuês dos mais malas de se ler "Cê tá loco? Fazer bounce sem a tua placa de som, onde tudo isso foi gravado? Você vai fazer merda, vai perder tudo!" Depois desse dia eu perdi a mania de apertar "ok" ou "cancelar" sem ler o que o software está me dizendo. O resultado dessa estupidez foi um belo fudeu (com perdão da palavra, mas foi tudo o que eu consegui dizer ao Publio e ao André) e os caras vieram tentar arrumar a burrada. Sorte que todos os arquivos, gravados em WAVE, ficam salvos no HD.

O que vocês ouvem no disco é um perfeito trabalho de colagem feito por André e Publio no Sonar. Quase perdemos essa canção maravilhosa. No fim tivemos que refazer apenas as vozes e algo de teclado, por falta de sincronia na hora da recuperação da música.

UFA!

Pompeo.

2 comentários:

  1. eu(André) tava com o Publio andando no taquaral, falando de como as gravações tavam indo bem, e passarinho tava A melhor na minha opinião, aí então eis que o Pompeo manda uma msg no cel:
    - "fudeu! Passarinho já era!", hahaha.

    fomos correndo ver e qdo o pc chegou em casa para vermos eu fiquei la mexendo nos arquivos wav, pra ver se a colagem funcionava, ainda de tenis de corrida e meio suado. Isso era umas 21h e 30, fiquei até a madrugada...só parei pra ligar pra um deles e dizer "acho q rola salvar, a batera e baixo ja foi!", mas na minha mente tinha passado apenas 15min,
    acontece esse efeito quando se mexe em tracks de gravação...

    ResponderExcluir
  2. ah que musica lindaaaaaaaaaaaaa passarinho é a melhor sem duvidas
    canto sempre pro meu filho

    ResponderExcluir