quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Café – detalhes técnicos e não tão técnicos.

Porrada na cara. Acho que sempre vai ser uma característica da banda. Café – antes com o nome de Café, Pão e Queijo – foi mais uma do arsenal de puro rock and roll da Oito Mãos. Num primeiro momento a música ia até a frase dita acima, depois de uma tempestade de pratos e caixa, guitarras que carinhosamente apelidamos de “Gremelins” e um Felipe Bier cantando quase beirando ao berro a lá John Lennon (estaria eu exagerando?), depois caía a energia para “tantas notas soltas”, sem cair o beat, a entregava quase que sussurrando “café, pão e queijo”... Entregava para o nada, simplesmente a música acabava aí – ou pelo menos a idéia do Bier acabava aí.
Pedi para criarem um refrão ou coisa parecida. Uma semana depois o André apareceu com “eu preciso, eu tenho é hora”. Pronto. A música estava ali.

Pra ajudar eu peguei no baixo. O Bier mostrou essa na guitarra – que nem o Paul fez com “Hey Jude”, e Lennon teve que ir pro baixo. Criei uma linha que agradou a todos a acabei ficando com o instrumento nessa faixa.

Adhemar gravou a canção em alguns takes. Aliás, nosso grande baterista não deu tanto trabalho como os bateristas costumam dar. Na verdade, Adhemar só exagera nas criações, tendo que poda-lo aqui e acolá, mas nada que comprometa o trampo. Nosso grande problema era a seqüência na parte do André, onde a canção corria muito em sua alteração de bpm (batidas por minuto). Mas o metrônomo nos ajudou – e como! Era só colocar o metrônomo no talo que o Adhemar ia embora. Nosso grande Ringo!

Para a guitarra da introdução e que segue por toda a música como base, usamos a Gabriel plugada direto no pré da placa de som e ao mesmo tempo microfonada com o AKG para pegar o crunch das cordas – dando uma impressão de violão distorcido. Essa viagem me veio a cabeça desde a primeira vez que ouvi “Hello”, faixa que abre o Morning Glory, do Oasis.

Na mix coloquei um delay na voz do Beir e deixei bem de fundo, dando um quê de barreira sonora; deixamos o baixo um pouco mais alto e menos grave na parte do André – esse baixo foi jogado para o lado direito no espectro sonoro; o solo final foi gravada com a Fender do Zé, um solo grave e um solo oitavado agudo, cada um jogado em um lado – o grave na esquerda e o agudo na direita.

Pompeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário